Como é o pagamento de tributos nos EUA

Muitos lojistas do Brasil venderão hoje produtos com preço sem imposto na tentativa de criar consciência para o tamanho da carga tributária do Brasil. A ideia é que o cidadão tem um conhecimento mais preciso da arrecadação do governo e pode ser mais – ou menos – exigente com a qualidade dos serviços públicos. Para entender melhor a eficiência desse tipo de ação podemos comparar com o praticado em outro país.

De acordo com o site da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o dia da liberdade de impostos é uma ação do comércio para conscientização sobre a alta carga tributária brasileira que incide em produtos e serviços e é onerosa para a população. Neste dia, comerciantes dos mais variados segmentos comercializam produtos com o desconto referente ao valor dos impostos incidentes. O problema é que ações que duram apenas um dia tem eficiência questionável.

Outros países

Nos Estados Unidos e alguns países europeus, por exemplo, além do imposto ser impresso na nota fiscal, a maioria dos tributos é adicionada ao preço final na boca do caixa. Essa prática pode ser confusa para quem não está acostumado porque há uma diferença de preço entre o exibido na gôndola e o registrado no caixa para o pagamento dos produtos, mas isso ocorre em absolutamente todas as transações, logo gera consumidores mais conscientes. No Brasil, o valor dos impostos está registrado na nota fiscal, mas está impresso em local disperso, até a fonte e o tamanho da letra são diferentes, foi feito para pouquíssima gente efetivamente prestar atenção.

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s